terça-feira, 12 de julho de 2011

Simulado Escola Tocantins - Gabarito

6º ANO
1-C,  2-D,  3-B,  4-D, 5-A, 6-D, 7-A, 8-C, 9-B, 10-B,  11-B,  12-A,  13-A,  14-C,  15-D, 16-D, 17-D, 18-B, 19-B, 20-C,  21-A, 22-C, 23-A, 24-B, 25-C, 26-A, 27-A, 28-A, 29-A, 30-A,31-A,32-A,33-A, 34-B,  35-B, 36-A, 37-B, 38-D, 39-A, 40-A.

7º ANO
1-B,  2-D,  3-A,  4-A, 5-A, 6-B, 7-A, 8-C, 9-C, 10-C,  11-A,  12-C,  13-D,  14-A,  15-A, 16-A, 17-C, 18-A, 19-C, 20-B,  21-D, 22-D, 23-C, 24-D, 25-D, 26-A, 27-C, 28-C, 29-A, 30-A,31-A,32-A, 33-A, 34-B,  35-B, 36-A, 37-B, 38-D, 39-A, 40-A.

8º ANO

1-C, 2-C, 3-A, 4-B, 5-C, 6-B, 7-D, 8-A, 9-B, 10-C, 11-A, 12-B, 13-D, 14-C, 15-E, 16-B, 17-B, 18-B, 19-D, 20-C, 21-B, 22-A, 23-D, 24-E, 25-B, 26-A, 27-C, 28-C, 29-(NULA), 30-B, 31-A, 32-A, 33-A, 34-B, 35-B, 36-A, 37-B, 38-D, 39-A, 40-A.

9º ANO
 1-B,  2-D,  3-C,  4-C, 5-E, 6-D, 7-C, 8-CANCELADA, 9-D, 10-C,  11-A,  12-D,  13-A,  14-B,  15-D, 16-C, 17-D, 18-C, 19-A, 20-B,  21-D, 22-C, 23-B, 24-A, 25-D, 26-A, 27-D, 28-D, 29-C, 30-E, 31-A,32-A,33-A, 34-B,  35-B, 36-A, 37-B, 38-D, 39-A, 40-A.


SIMULADO DE LINGUA PORTUGUESA – 8º ano

Contrato de Aprendizagem
Aprendiz é aquele que trabalha aprendendo ao mesmo tempo, sob a direção de outrem, uma arte ou um ofício. Como acentua Martins Catharino, "o empregado discente é credor de ensino. O empregador docente, por si ou por outrem, deve satisfazer a obrigação assumida ou impost, que é de fazer. Ora, na relação de emprego comum, a prestação principal e típica do empregador resulta, quase sempre, de uma obrigação de dar; a do empregado, trabalhar em proveito e sob as ordens do outro contratante. Assim, a aprendizagem introduz sensível, modificação do conteúdo ordinário do contrato de emprego:. Trata-se de um contrato de trabalho especial.

1.  Segundo o texto, o empregado discente é aquele que:
a) deve pagar para aprender;
b) deve receber para ensinar;
c) deve receber ensino;
d)é obrigado a ensinar;
e) deve aprender e ensinar


2. Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição
d) dois elementos formados por aglutinação
 e) n.d.a


3. O sufixo - ção, de contemplação, e o sufixo - ncia, de urgência, também são normalmente usados para formar nomes dos seguintes verbos, respectivamente:
a) imaginar, preferir
b) compreender, supor
c) reclamar, adiantar
d) abrir, arder
e) arredondar, encher

4. Marque a alternativa correta.
a) resenha crítica são impressões de espetáculos e criticas de jornais e revistas.
b) resenha crítica é um texto curto onde o autor costuma fazer um resumo com opinião pessoal.
c) resenha crítica é um julgamento feito pelo autor defendendo seu ponto de vista.
d) resenha critica é um vocabulário muito importante para emitir uma opinião opinião positiva ou negativa do autor.
e)n.d.a

Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV.
Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B."
Adaptado do Jornal do Brasil, 02/10/2001.
 
Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

05. Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que: 
I. O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a idéia de que estes remédios sempre funcionam. 
II. Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada. 
III. Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis. 

Está correto o que se afirma em
a)  I  apenas
b)  II,  apenas.
c)  I e III,  apenas
d)  II e III  apenas
e) I, II e III.

GABARITO SIMULADO EMT 2011 - Questões de 01 a 05

01. C
04. B
02. C
05. C
03. A


SIMULADO DE LINGUA PORTUGUESA – 9º ano

A revolução digital
Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam feitos um para o outro.
Disse “pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo de separação.
Secular, a união não ruirá do dia para a noite. Mas o divórcio virá, certo como o pôr-do-sol a cada fim de tarde.
O texto mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita parecia condicionada à produção de celulose.
Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido. Saem as árvores. Entram as nuvens de elétrons.
A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a escrita.
E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.
Em outras palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta o cérebro, produzindo uma circulação de idéias que gera novos textos.
A Internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos, autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. Ou simplesmente arriscar textos próprios.
Otto Lara Resende costumava dizer que as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer, brindou-me com dois telefonemas. Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia desses”.
Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio que não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do correio eletrônico.
O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do papiro. A era digital está revolucionando o uso do texto. Estamos virando uma página. Ou, por outra, estamos pressionando a tecla “enter”.

SOUZA, Josias de. A revolução digital. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de maio de 1996. Caderno Brasil, p. 2.
1.Com base na leitura feita, é CORRETO afirmar que o objetivo do texto é

a) defender a parceria entre o papel e o texto como uma história de êxitos.
b)discutir as implicações da era digital no uso da escrita.
c)descrever as vantagens e desvantagens da Internet na atualidade.
d) narrar a história do papel e do texto desde a antigüidade.
e) n.d.a








2. Nos períodos abaixo marque a oração subordinada adjetiva:
a) todos esperam que você volte..
b) não fale alto, que ela pode ouvir.
c) vamos embora, o dia está amanhecendo.
d) os homens que fumam vivem pouco.
e) era uma voz tão grave que metia medo.
3. Os recursos gráficos usados para exprimir os movimentos dos objetos e dos personagens são:
a) flashback
b) metáforas visuais.
c) linhas de movimento.
d) rabicho.
e) onomatopéias.
 4. Na divulgação cientifica estudamos “Os transgênicos”. Qual dos conceitos abaixo seria o mais adequado.
a) é um tipo de hormônio do crescimento para tratar de deficiências físicas no desenvolvimento humano.
b) são proteínas usadas na biotecnologia
c) são seres vivos criados artificialmente com técnicas que permitem transferir genes de um organismo para o outro.
d) são produtos com novas características nutricionais.
e) são pigmentos presentes em legumes e frutas-escuras ou avermelhadas.
 A luta e a lição
 Autor: Carlos Heitor Cony. Publicado na Folha Online
Um brasileiro de 38 anos, Vítor Negrete, morreu no Tibete após escalar pela segunda vez o ponto culminante do planeta, o monte Everest. Da primeira, usou o reforço de um cilindro de oxigênio para suportar a altura. Na segunda (e última), dispensou o cilindro, devido ao seu estado geral, que era considerado ótimo.
As façanhas dele me emocionaram, a bem sucedida e a malograda. Aqui do meu canto, temendo e tremendo toda a vez que viajo no bondinho do Pão de Açúcar, fico meditando sobre os motivos que levam alguns heróis a se superarem. Vitor já havia vencido o cume mais alto do mundo. Quis provar mais, fazendo a escalada sem a ajuda do oxigênio suplementar. O que leva um ser humano bem sucedido a vencer desafios assim?
Ora, dirão os entendidos, é assim que caminha a humanidade. Se cada um repetisse meu exemplo, ficando solidamente instalado no chão, sem tentar a aventura, ainda estaríamos nas cavernas, lascando o fogo com pedras, comendo animais crus e puxando nossas mulheres pelos cabelos, como os trogloditas - se é que os trogloditas faziam isso. Somos o que somos hoje devido a heróis que trocam a vida pelo risco. Bem verdade que escalar montanhas, em si, não traz nada de prático ao resto da humanidade que prefere ficar na cômoda planície da segurança.
Mas o que há de louvável (e lamentável) na aventura de Vítor Negrete é a aspiração de ir mais longe, de superar marcas, de ir mais alto, desafiando os riscos. Não sei até que ponto ele foi temerário ao recusar o oxigênio suplementar. Mas seu exemplo –e seu sacrifício- é uma lição de luta, mesmo sendo uma luta perdida.
5. Identifique qual tipo de crônica foi utilizada.
a) crônica Lírica
b) crônica de Humor
c) crônica Descritiva
d) crônica Narrativa
e) crônica Dissertativa

1-B,  2-D,  3-C, 4-C, 5-E

domingo, 3 de julho de 2011

Erros em questões de prova.

Se discalculia significa dificuldades na habilidade de realizar cálculos matemáticos. E se eu sei que léxico é o conjunto de palavras que o falante utiliza para se comunicar oralmente e/ou por escrito.
Então, pela lógica. O que significa dislexia?
Resposta: São pessoas disligada de tudo que acontecer