segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Prova Brasil para melhorar a escola do seu filho

A Prova Brasil é realizada a cada dois anos, composta de testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática e aplicação de questionários socioeconômicos.
Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no País. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.
Todos os estudantes de escolas públicas urbanas da 4ª e da 8ª série (5° e 9° anos) fazem a Prova Brasil.
As notas não entram no boletim escolar do aluno. Isso porque a Prova Brasil não foi feita para avaliar o estudante, e sim o ensino oferecido pela escola e a qualidade da educação no município.
Mesmo que as provas não contribuam para a nota, é muito importante que os estudantes participem. A prova é aplicada na própria sala de aula. É fundamental que o aluno esteja presente e que leve a sério as respostas às questões. Os pais devem explicar ao filho que os resultados da Prova Brasil dará a ele algo mais importante do que pontos no boletim: os exames contribuirão para a melhoria da educação. E que o maior beneficiado diretamente com isso será o próprio estudante.
Educação não é tarefa apenas do professor. Todos devem estar unidos nesse esforço. Cada um faz sua parte. A parte dos pais é estimular o filho a fazer bem a prova, a dos educadores é preparar bem os alunos para esse desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário